Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx morreu em Londres a 14 de Março de 1883.
O triunfo do tempo foi sobre suas concepções filosóficas e não tão somente sobre sua vida. Ele é o único pensador que não foi preciso que outros se empenhasse em contradizê-lo. O tempo objeto da sua propria teoria se encarregou de negar a sua idéia fixa sobre o capitalismo.
Numa de suas obras intitulada de O Capital, Marx Faz severas desaprovações ao Capitalismo que, segundo ele, é selvagem e alienia os menos favorecidos. Em jogo dialético (baseado em Heraclito de Eleia) faz um chamado para as massas (povo) lutarem contra a opressão dos capitalistas que lucravam com o trabalho do proretáriado. Sua teoria sobre o movimento capitalista de sua época está perfeitamente correta, e este é o fato que faz com que suas idéias caia no contraditório. Como o que fundamenta sua luta de classe é a constante transfomção, jamais um idividuo da ataulidade poderá pautar-se no discuros de Marx para desaprovar o capitalismo atual, pois tanto o homem que o criou, quanto o meio onde se desenvolve o poder do capital, terá mudado.
Para traçar idéias contraditórias ao capitalismo ao qual Marx não derrubou é mister que sejam baseadas em estudos atuais em torno dos valores capitalistas.
O resto é balela.
Fonte: Esp. Marciano Alves Correia